Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

covid-19
Boletim Coronavírus - 12/01/2021

Publicado em 12/01/2021 às 13:57 - Atualizado em 12/01/2021 às 13:57

     Dos 809 casos confirmados, 15 vieram a óbito, 781 evoluíram para a cura e 13 estão com a doença ativa (01 Divisa, 02 Santa Bárbara, 02 Guiomar de Fora, 01 Guiomar de Baixo, 04 Centro, 01 Canudos, 02 Vila Doze), confirmados por teste laboratorial. Há 19 pessoas aguardando resultado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC). O novo óbito registrado trata-se de um homem de 81 anos, morador do bairro Centro. A privacidade em nosso País é garantida na Constituição Federal, artigo 5º, inciso X, bem como no Código Civil e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entre outras normas. Por esse motivo a Prefeitura não divulga nomes em seus boletins.

 


     Definição de caso ativo: São considerados casos ativos todos aqueles confirmados, com até 10 dias de início dos sintomas.

 


     Nota de esclarecimento: Informamos que o LACEN (Laboratório Central de Santa Catarina), referência para envio das amostras de secreção nasofaríngea para diagnóstico do COVID-19 coletadas no município de Antônio Carlos, está liberando os laudos em média de 8 a 9 dias. Considerando que a coleta de amostras para realização de RT-qPCR deve ser realizada do 3º ao 7º dia do início dos sintomas, quando temos o caso confirmado laboratorialmente, este na maioria das vezes, já não é mais considerado caso ativo, pois já passou o período de 10 dias do início dos sintomas.

 


     A Vigilância Epidemiológica do município de Antônio Carlos informa que o Estado se utiliza de dois sistemas distintos para confirmação de casos: o GAL, sistema utilizado para requisições de exames ao LACEN (Laboratório Central de SC) e o e-sus VE, sistema onde são registradas as notificações de casos. Analisando os dois sistemas observa-se duplicidades, cadastros excluídos, além de inconsistência de casos ativos, nos registros. Por estes motivos há divergências entre o boletim estadual e o municipal.