---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Boletim Coronavírus - 29/07/2020

Publicado em 29/07/2020 às 12:41 - Atualizado em 29/07/2020 às 12:46

     A Secretaria de Saúde e Assistência Social, juntamente com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município, informam o boletim de casos de coronavírus (COVID-19) em Antônio Carlos.

 

     Houve 12 novos casos registrados de Covid-19 no município. Dos 168 casos confirmados, 10 vieram a óbito, 129 evoluíram para a cura, 1 pessoa encontra-se internada e 28 estão em monitoramento constante. Atualmente existem 32 pessoas aguardando resultado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN/SC).

 

     O relatório completo com casos por bairros, faixas etárias, número de atendimentos e aplicações de testes rápidos no município será disponibilizado nesta sexta-feira.

 

     Ao apresentar sintomas como: febre, falta de ar ou desconforto respiratório, tosse, coriza, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, diarreia, perda de olfato e paladar, entrem em contato conosco através do número (48) 98417-0185.

 

 

Ajude a combater o Covid-19:


- Lave suas mãos com frequência. Use sabão e água ou um gel à base de álcool;
- Use máscaras de proteção adequadamente;
- Mantenha uma distância segura de qualquer pessoa;
- Não toque nos olhos, no nariz ou na boca sem lavar as mãos;
- Quando tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com o cotovelo dobrado ou um tecido;
- Não faça festas com amigos;
- Fique em casa se você se sentir indisposto.

 

Alguns esclarecimentos sobre a aplicação dos testes de COVI-19:

 

1 - Quando devo fazer os testes rápidos (IgM/IgG)?


     Recomenda-se que tais testes sejam realizados em indivíduos que apresentem ou tenham tido os sintomas da Covid-19 há pelo menos oito dias. A utilização de testes rápidos antes desse período pode levar a resultados negativos mesmo nas pessoas que possuem o vírus e produziram anticorpos, sendo, portanto, um resultado “falso negativo”.

 

2 - Quando devo fazer e o que é o RT-PCR?


     Considerado o ““padrão de referência”, o RT-PCR é o exame que identifica o vírus e confirma a covid-19. Esse teste deve ser realizado no início da doença, especialmente na primeira semana, entre o terceiro e o sétimo dia, quando o indivíduo possui grande quantidade do vírus Sars-CoV-2. As amostras são coletadas através de swabs (cotonetes introduzidos pelo nariz ou pela garganta). A abordagem do exame, no momento, é do profissional de saúde que está atendendo o paciente ,isso porque é preciso saber a fase da doença para a coleta da amostra. Estes exames vãopara o LACEN - labóratório Central do Estado, e podem demorar de 3 a 7 dias, as vezes até mais , para sair o resultado.

 

     A determinação de qual teste será aplicado é definido pelo médico. Se você estiver no prazo correto será efetuada a coleta do material no momento da consulta, senão for o caso será agendado com as enfermeiras da Vigilância Epidemiológica uma data para coleta.

 

 



Maiores informações:
WhatsApp: (48)98417-0185
Telefone: (48)3272-8688