---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Boletim Coronavírus - 22/05/2020

Publicado em 22/05/2020 às 12:49 - Atualizado em 22/05/2020 às 12:51

 Histórico da CASA DE REPOUSO RECANTO DO ARVORERO em relação às coletas realizadas no dia 26/03/2020 

 

     No dia 26/03/2020, a Vigilância Epidemiológica Estadual, juntamente com a Municipal, coletaram amostras em 28 idosos para exame RT - PCR e encaminharam ao LACEN/SC. Destas amostras, 9 resultaram em positivo para COVID 19. Dos 9 idosos que eram positivos, 4 vieram a óbito e 5 já apresentam cura clínica e epidemiológica

 

     No dia 26/03/2020, a Vigilância Epidemiológica Estadual, juntamente com a Municipal, também coletaram amostras em 23 profissionais de saúde da casa para exame RT - PCR e encaminharam ao LACEN/SC. Destas amostras, 2 resultaram em positivo para COVID 19. Os 2 profissionais de saúde da casa que residem no município e que eram positivo, também estão curados.

 

 

CASA DE REPOUSO RECANTO DO ARVORERO Retestagem no dia 13 e 14 de maio de 2020

 

     Nos dias 13 e 14 de maio, as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária do Município de Antônio Carlos, retornaram à Casa de Repouso para aplicação de testes rápidos para COVID 19, a pedido do Centro de Operações de Emergências em Saúde – COES e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica Estadual - DIVE.

 

     Atualmente a Casa de Repouso possui 25 idosos e 24 profissionais de saúde. Todos foram testados e obtiveram resultado negativo para COVID 19. Como não há nenhum idoso ou profissional de saúde sintomático no momento, consideramos controlada a situação. No entanto, a Vigilância Sanitária segue acompanhando o local, e recebendo do Responsável Técnico da casa, informações diárias e semanais referentes aos profissionais e aos idosos, no intuito de evitar a ocorrência de novos casos. Em 13 de abril de 2020, foi publicada pela Secretaria de Estado da Saúde, a Portaria 252, que vem sendo aplicada pela Casa de Repouso.

Esta Portaria pode ser lida na íntegra em http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/arquivos/PORTARIA%20252.pdf.

 

Situação Geral no Município

 

     Aplicou-se, até o momento, um total de 63 testes rápidos, que resultaram em negativo para COVID 19. Foram notificados 73 casos suspeitos de COVID 19 no sistema do Ministério da Saúde, e-sus VE. Destes, foram descartados 57 casos, através de exame RT-PCR, que resultaram em Não Detectável (Negativo). Confirmou-se por exame laboratorial, RT-PCR, 13 casos com resultado Detectável (Positivo). Com isto, foi possível confirmar outros 3 casos, através de Critério Clínico Epidemiológico (detalhamos esse critério a seguir). Dos casos confirmados, obtivemos 4 óbitos e informamos a cura de 10 casos. Outros 2 casos ainda estão em investigação para confirmação de cura.

 

     O Critério Laboratorial consiste no exame de Biologia Molecular RT-PCR com resultado positivo ou teste de detecção de anticorpos com resultado positivo (IgM e/ou IgG), isto é, exames em laboratórios públicos e particulares e publicados pelo LACEN/SC. O Critério Clínico Epidemiológico representa pessoas com sintoma de síndrome gripal, que tiveram contato com caso confirmado laboratorialmente.

 

 

 

 

 

SITUAÇÃO 1 - SÍNDROME GRIPAL COM QUADRO RESPIRATÓRIO AGUDO

 

     Todo indivíduo que apresente SÍNDROME GRIPAL, caracterizada por sensação febril ou febre*, acompanhada de tosse OU dor de garganta OU coriza OU dificuldade respiratória. Em crianças menores de 2 anos de idade considera-se, também, obstrução nasal. Em idosos a considera-se, também, além dos sintomas acima confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e falta de apetite.

*Na suspeita de COVID-19, a febre pode não estar presente.

 

     Diante do caso acima, é realizada coleta de material biológico para diagnóstico de doença aguda (biologia molecular/PCR) e os serviços de saúde devem notificar o caso como suspeito no sistema do Ministério da Saúde, e-SUS VE. Os resultados positivos, obtidos em testes rápidos, também devem ser notificados.

(Definição conforme Nota Técnica 002/2020/COSEMS/SUV/SPS/SES/SC)

 

SITUAÇÃO 2 – SÍNDROME RESPIRATÓRIA AGUDA GRAVE (SRAG)

 

     SÍNDROME GRIPAL que apresente falta de ar/desconforto respiratório OU pressão persistente no tórax OU saturação de oxigênio no organismo menor que 95% em ar ambiente OU coloração azulada dos lábios ou rosto. Em crianças além dos itens anteriores, observar os batimentos de asa de nariz, cianose, tiragem intercostal, desidratação e falta de apetite.

 

     Estes casos são notificados nos Hospitais e UPAs, em um outro sistema do Ministério da Saúde, o SIVEP-GRIPE

(Definição conforme Nota Técnica 002/2020/COSEMS/SUV/SPS/SES/SC)

 

 

Número de atendimentos relacionados a COVID 19

 

     Desde o dia 21/03, passaram pela unidade de saúde 94 pacientes que apresentaram sintomas de síndrome gripal. Todos foram devidamente monitorados e instruídos quanto ao isolamento, por 14 dias. Ainda possuímos 6 pacientes em isolamento, sendo monitorados. Todos apresentam sintomas leves de síndrome gripal. Testes e exames são realizados à pedido médico quando, durante avaliação, se encaixam nos critérios estabelecidos pela Nota Técnica 002/2020, que pode ser lida na íntegra em http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/arquivos/NotaTecnica-Conjunta-002-2020-COSEMS-SUV-SPS-SES-SCCOE.pdf.

 

 

Casos Confirmados por Faixa Etária e Sexo

 

     Dos 16 casos confirmados, 3 são do sexo masculino e 13 do sexo feminino. A população idosa é a mais acometida no município (60 anos ou mais). Cabe ressaltar, que isto se deu, inicialmente, em função da situação ocorrida na casa de repouso, que acometeu 9 idosos no mesmo intervalo de tempo.

 

 

Casos Confirmados de COVID-19 por Bairros

 

 

Observação: Divisa (10 confirmados por critério laboratorial), Centro (2 Confirmados por Critério Laboratorial), Rio Farias (1 confirmado por Critério Laboratorial e 3 confirmados por Critério Clínico Epidemiológico).

 

Considerações quanto ao número de casos confirmados

 

O Governado do Estado de Santa Catarina vem divulgando 19 (dezenove) casos confirmados de COVID 19 no município de Antônio Carlos, o que diverge do dado informado em nosso boletim.

 

JUSTIFICATIVA: As Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do município de Antônio Carlos constataram que o Estado se utiliza de dois sistemas distintos para confirmação de casos: o GAL, sistema utilizado para requisições de exames ao LACEN (Laboratório Central de SC) e o e-sus VE, sistema onde são registradas as notificações de casos. Analisando os dois sistemas observou-se duplicidade nos registros de casos. Sendo assim mantemos o número atual de 16 (dezesseis) casos confirmados de Coronavírus no município.

 

Para maiores informações:

e-mails:

cvisa@antoniocarlos.sc.gov.br

epidemiologia@antoniocarlos.sc.gov.br

Telefone: (48) 98417 0185 (48) 3272 8688

Todas as Notas Técnicas e Legislações referentes ao enfrentamento da Pandemia estão disponíveis em:

http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/profissionais_saude.html

http://www.saude.sc.gov.br/coronavirus/legislacao.html