---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Saúde
Campanha nacional de vacinação tríplice viral começa dia 10 de fevereiro

Publicado em 31/01/2020 às 16:38 - Atualizado em 06/02/2020 às 07:47

     A Secretaria de Saúde e Assistência Social de Antônio Carlos informa que a Campanha Nacional de Vacinação tríplice viral começa no próximo dia 10/02 (segunda-feira). A campanha tem como público alvo crianças, jovens e adultos, com faixa etária de 6 meses a 49 anos de idade. A mobilização vai até 13 de março e se destina às pessoas nessa faixa etária que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma aplicação, o que configura esquema vacinal incompleto. O Dia D, que ocorre aos sábados, está agendado para 15 de fevereiro.

 

     Para vacinação, compareça à Unidade Básica de Saúde com o cartão de vacinação. As pessoas de 30 a 49 anos precisam ter dose única da vacina, abaixo de 30 anos necessitam duas doses. Quem possuir esquema vacinal completo, não necessita da vacina, pois a campanha é seletiva.

 

 

     A vacina ou tríplice viral é uma vacina contra o sarampo, caxumba e rubéola. Essa vacina é extremamente segura e eficaz, gerando excelente resposta do organismo em 95% das pessoas vacinadas.  

 

 

 

CAXUMBA        

 

     A caxumba é uma doença viral transmitida de pessoa para pessoa por via respiratória. Os sintomas são geralmente leves, como febre, dores musculares e coriza, podendo ser confundidos com os do resfriado ou os da gripe. O sintoma mais característico ocorre quando há aumento e dor das glândulas salivares. Embora raros, pode ocorrer inflamação do pâncreas, dos testículos e ovários, além de meningite.    

 

RUBÉOLA        

 

     A rubéola é uma doença viral transmitida de pessoa para pessoa por gotículas de saliva eliminadas por tosse ou espirros. Caracteriza-se por febre e erupções avermelhadas na pele, que permanecem por 2 a 3 dias. Geralmente, apresenta-se de forma leve em crianças e adultos. As principais complicações se relacionam a mulheres que contraem a doença nas fases iniciais da gravidez.    

 

SARAMPO        

 

     O sarampo é uma doença viral transmitida de pessoa para pessoa por via respiratória. Seus sintomas iniciais são febre, coriza, tosse, olhos vermelhos e lacrimejamento. Depois de 2 a 4 dias, ocorrem erupções na pele, que, geralmente, se iniciam na cabeça e vão se estendendo para pescoço, tronco, braços e pernas. As complicações da doença, como otite, pneumonia e encefalite, são raras. Essas complicações são maiores em crianças abaixo de 5 anos e adultos maiores de 20 anos.