---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Cultura
Antônio Carlos comemora 190 anos de colonização alemã

Publicado em 06/05/2020 às 13:05 - Atualizado em 06/05/2020 às 19:38

      Há 190 anos, começou a colonização alemã na terra de Antônio Carlos. Foi um momento muito importante pra nossa história quando os primeiros imigrantes chegaram no Rio do Louro. É isso que nós estamos celebrando neste ano de 2020 para nunca esquecermos de nossa história e nossas origens.

 

     No século 19, muitas famílias da região onde hoje fica a Alemanha, cruzaram o Oceano Atlântico em busca de uma nova vida no Novo Mundo, em direção ao Brasil. Na Europa havia muita fome e as terras estavam concentradas nas mãos de poucas pessoas. Vieram para o Brasil em busca de terras cultiváveis, onde pudessem se estabelecer e criar seus filhos. Com muita fé e esperança, aos poucos, foram recebendo lotes de terra na Colônia de São Pedro de Alcântara, fundada em 1829.

 

     Mais tarde, no dia 6 de maio de 1830, o Diretor da Colônia, João Henrique Soechting, veio com sua família mais outras morar na margem do Rio do Louro buscando terras melhores para agricultura. Foi aí que começou a colonização de Antônio Carlos. Depois disso, mais famílias foram chegando na Colônia e aos poucos se estabeleceram nas margens do Rio Farias, Biguaçu e Rachadel. Sempre trabalhando muito duro, desbravando a mata virgem, pra fazerem as casas e as lavouras e colocar comida  na mesa. Esses imigrantes eram pessoas muito simples que já foram até esquecidos, mas foram os responsáveis pelo começo da comunidade em que nós vivemos hoje. De lá para cá, muitas mãos construíram Antônio Carlos. As mãos daqueles imigrantes, dos seus descendentes, dos açorianos, dos negros, daqueles que vieram depois e dos que continuam a migrar para este município. Cada uma dessas mãos ajudou e ajuda a dar continuidade ao trabalho iniciado em 1830.

 

     Hoje, mais do que tudo, devemos celebrar o sucesso dos imigrantes. Eles eram pobres, não tinham luxo, mas eram ricos de fé e esperança. Tinham a esperança de conseguir uma terra para poder plantar sua comida, criar seus animais e viver bem com sua família. Foi aqui nesse vale tão verde, no meio desses morros tão bonitos, debaixo desse céu tão azul, entre riachos e cachoeiras que eles fizeram seus lares e construíram nossa comunidade. Nós temos que agradecer porque é por causa deles que hoje nós todos estamos nesse lugar. A partir das raízes germânicas, nossa gente floresceu aqui. Novas flores brotaram e nossa cidade de Antônio Carlos segue gerando muitos frutos.