Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?

Principais aspectos econômicos

Publicado em 17/09/2014 às 16:45 - Atualizado em 29/04/2019 às 10:32

Antônio Carlos é o maior produtor de hortaliças de Santa Catarina com produção média anual de 150 mil toneladas. A agricultura é a força da economia do município. Pelo menos 80% das famílias antoniocarlenses vivem da produção e comercialização dos hortifrutigranjeiros.

Aproximadamente 60% da produção vão para as Centrais de Abastecimento de Santa Catarina (Ceasa) de São José, onde pelo menos 14% dos produtos comercializados brotam das terras de Antônio Carlos. O município se destaca na produção de folhosas (verdinhos), cenoura, chuchu e batata-doce. Nossos legumes, hortaliças e frutos ganham a mesa de milhares de consumidores da Grade Florianópolis e de diversas regiões do estado.

Está brotando novamente em Antônio Carlos as técnicas da produção orgânica, que ganha espaço nas gôndolas dos supermercados e bancas de feiras. Muitos agricultores apostam na nova tendência de mercado que reflete positivamente nos rendimentos.

A fábrica de refrigerantes FEMSA, que produz a Coca-Cola, é uma importante geradora de empregos diretos e indiretos no Centro da cidade, além de ser fonte importante de impostos para o município. Outras empresas de pequeno porte estão instaladas na região.

O comércio ganha força com a economia estável da cidade, que ainda experimenta um aumento no fluxo turístico na última década. Um dos fatores mais importantes que a economia de Antônio Carlos oferece é a possibilidade aos jovens de permanecerem no campo, evitando assim o êxodo rural. A maioria opta pela garantia da qualidade de vida.